quinta-feira, 16 de novembro de 2017

El Chaco - Pelo inferno verde, mais uma vez...


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"If you're going through hell, keep going"- Winston Churchill



El Chaco...   terror de alguns motociclistas, mas devo confessar, a coisa melhorou muito!!






























Quem lê este blog pensa que eu adoro passar pela pior região da Argentina. Mas não há outra alternativa senão um dia de estrada reta, animais soltos pela pista, calor, mais calor e tédio destilado.

O defeito dos Andes é que ficam além da parte mais sem graça e monótona da Argentina. Não ha vegetação interessante, as vilas não tem graça e o clima é imprevisível,  geralmente desagradável.



Acima:  Punte Gen Belgrano e rio Paraná, muito bonito este parque!!!






























No meu primeiro dia por lá havia sol e insuportáveis 44°C, no dia seguinte enfrentei chuva, frio e muito vento. Na minha volta por ali em março deste ano eu enfrentei um dia inteiro de clima quase quente e que ameaçou chuva a tarde toda.

Não vou aborrecer o leitor com detalhes de um trecho que absolutamente não interessa, embora existam amigos meus que adoram ler as tragédias do Chaco. Ha descrições detalhadas do lugar em dezembro de 2011.

Vou somente pontuar:

Saí de Corrientes pela RN16.  (07:40  Alt.: 56m; 23,5°C) o céu com uma extensa cobertura de nuvens, vento sul frio. Gastei tempo andando pela Rambla e aproveitei um pouco do parque: pessoas e crianças correndo, se divertindo logo cedo...  bonito! Cruzo a ponte olhando para o rio. O transito  estava pesado e lerdo!!  foi complicado. É meu último grande rio para os proximos 5.000km!!!





















Acima:  em algum lugar depois de Resistencia, vento sul forte e tempestade à direita.


A estrada entre Resistencia e Corrientes é praticamente uma avenida local, estava lotada. De cima da ponte dava para ver claramente uma senhora tempestade com relampagos e tudo ao norte. O tempo também se fechava por sobre a estrada e havia um fortíssimo vento sul. Passei por Pres Roque Saens Peña (Alt.: 93m; 19°C - 181kmeram 09:10, sob chuva e frio,  eu percebi que para o oesta o ceu estava mais claro, então não quis parar para trocar as roupas.

Após Saen Peña o transito praticamente desapareceu, a pista secou e a temperatura subiu...  ficou tudo confortável!





Parei em Pampa del infierno depois de  264km , enchi o tanque para chegar com folga no proximo posto. (10:15  Alt.: 126m; 22°C - 263km).  Tenho certeza absoluta de que a bomba de gasolina deste lugar me roubou 3 litros!!! Neste aqui ha uma lanchonete com café Caliente,  pena que a garçonete é uma chata.... então vamos para a próxima vila onde ha lindas guaranís!!


Acima:  Transpuerte Chaquenho!  reparem como o solo é arenoso no acostamento, A vegetação se chama "bosque Chaquenho" . se remover este bosque, nada mais florece!

Acima:  Chegando em José Victor Gonzales,
O lugar aqui melhorou muito desde 2011! 




















Esta etapa  seria a mais chata do dia, seriam 350km de uma tacada só...  o tempo se firmou, o sol reapareceu e fui com bastante calma. Principalmente porque existe um trecho de 36 km de asfalto beeem ruim onde todos andam pela contramão. Graças a deus a temperatura não passou dos 30C



Acima:  Parada no ótimo posto em JV Gonzales!!   O lugar ha sete anos era um horror, a agricultura por aqui cresceu e a coisa está muito melhor! 



Parei em Joaquin Gonzales para gasolina e descanso no posto que está reformado e extremamente confortável. (15:o0  Alt.: 381m; 27°C - 608km). gasolina depois de 608km. paradinha demorada e abasteci com somente 5 litros, era o que eu precisava!

Uma hora depois  acontece o trevo entrando na RN9  para o norte, este trevo dá ua sensação de "estou perto de casa" (16:43  Alt.: 722m; 20°C - 723km)






















Acima:  Trecho depois de Gonzales, reaparecem serras, morros e florestas. Repare na cobertura de nuvens, ela impediu que a temperatura disparasse no final da tarde.

Abaixo:  parada para proza com outros viajantes!


Acima: ao fund0 surgem as pré cordilheiras !  Estou quase nos Andes de novo!!!


Acima:  No ultimo trecho, na subida que leva À Salta.

Abaixo: hora do rush em Salta, o que é melhor? O Chaco ou o transito???





















Trevo seguindo  RN9 para oeste, subida da serra.  (16:00  Alt.: 740m; 20°C - 787km), absoluta sensação de "falta pouco" e planos para o jantar.


Cheguei no topo da serrinha de Salta eram 17:50  (Alt.: 2,400m; 20°C - 824km). É bonito e muito feliz ver o vale com la linda Salta logo abaixo!!!  

Cheguei mais uma vez à capital de uma província pra lá de especial!!!!


Salta é a primeira cidade criada pelos espanhois quando desceram do Peru e encontraram algo fértil..  porque eu digo isso???   acompanhe os proximos dias e vc vai entender!!!


A cidade foi fundada em 1852 pelo espanhol Hernando de Lerma, cumprindo ordens do Vice Rei de Nova Toledo, Francisco de Toledo (vide post "Chegando em Nova Toledo"  dez 2011), que tinha ordens de criar um posto entre Lima e Buenos Aires.

Durante o período colonial era  a principal fornecedora para as ricas minas em Potosí. Em 1783 foi designada capital da provícia de Salta del Tucumán, devido à sua importância no Vice-reino.

Durante as guerras de independência, a cidade foi quartel-general de Manuel Belgrano (personagem fundamental da linda história deste país) na sua luta contra os realistas espanhóis. Em 1813, as tropas argentinas ordenadas pel Gen. Belgrano conseguiram a decisiva vitória sobre os realistas na batalha de Salta, sucesso bélico que deixou praticamente livre a maior parte do território argentino. 

As guerras e guerrilhas que se sucederam defenderam Salta dos realistas e Peruanos, Mas arruinaram da economicamente a cidade. 
Após a independência em 1816, a cidade submergiu num período de decadência por boa parte do  século XIX. A retomada começou por volta de 1890, com a chegada da ferrovia (que ia até a Bolivia). Hoje tem cerca de 600 mil habitantes e tristemente, a ferrovia não passa mais por aqui.


Um curto roteiro por ruas bem familiares me leva ao mesmo hotel, um dos funcionários em reconheceu e fez festa. sempre é gostoso ser recebido, princiopalmente depois de 11 hores de viagem!

Logo eu estava no pequeno e simples restaurante do hotel, alguns kituues locais, vinho e cama!!!

Amanha é dia de vadiagem!





















Sobre a região: Não ha outro caminho viável, a solução é aprender a ignorar o calor e precariedade de um dia vagando pelo Chaco. Perceba que não ha sentido em cruzar pelo Paraguay, embora pareca mais curto, vc vai ter que descer até Corrientes da mesma maneira. Também não resolve nada seguir via Santiago del Estero, é a mesma geografia, a mesma biologia e o mesmo calor, quam sabe até mais abandonado.







Etapa de hoje:  852.6
Tempo andando: 08:25
Tempo total: 11:54

Distância acumulada: 2.640,90 km









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