segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Paso de Jama - Um dia sem agenda... Vamos almoçar logo ali???




Já está Funcionando
 o novo sistema de índice para facilitar pesquisas:

Logo à direita voce encontra
um link para o índice por assunto.

               Experimente!!!


"The desert is a natural extension of the inner silence of the soul" - Arab proverb


Em algum momento de outubro eu tive a brilhante ideia de reservar um dia a mais no meio do nada, era a reserva técnica para um trecho onde muita coisa poderia ter dado errado. O hotel aqui é caro e não ha nada pare se fazer nele. Nem existe uma varanda ou lugar para uma boa proza.


Abaixo: Manha Gelada no Hotel Pastos Chicos , em Susques



























Total falta do que fazer...  Cuidar da moto, cuidar de mim mesmo, lavar algumas roupas ( que secam totalmente em minutos), publicar no blog via a internet lerdíssima. Preguiça de andar sobre o Rípio, nos últimos dois dias eu acumulei quase 200km de areia, pedras, incerteza e quasi-tombos.


Não teve como, acordei as seis e meia  e vim para o café da manha minimalista... O céu Absolutamente azul, Ínti já alto no Horizonte e um calor de 4°C!!!. 



Acima: estava usando este chá de coca industrial, se encontra em vários mercadinhos. Ajuda muito contra os efeitos da Puna. Eu estava muito feliz por que este chazinho é extremamente diurético!  Xixi de hora em hora...

Abaixo: Daí la dueña del hotel me disse que é muito melhor fazer o cha das folhas de coca verdadeiras. O efeito é melhor, mais bem estar e com xixi a cada 15 minutos!!!  Isso soltou uma pedra do meu rim que se alojou na uretra!!!  Foi uma manhã beeem dolorida!





Acima: precisei de pouca gasolina para chegar até o posto da fronteira. 


Deu vontade de comer bem e ver gente... Pensei em ir almoçar em Purmamarca (a 132km daqui...), bem quem anda 132 anda 270!  Então por que não ir até San Pedro de Atacama?  Eu passei pelo monumental Paso de Jama em uma tarde de tempestade, chuva e neve (vide post 25 de dezembro 2011 - Procure no índice, ha textos e videos), resolvi aproveitar o dia lindo para  realmente saborear um dos trechos mais lindos por cima da Cordilheira dos Andes.














































Eram 08:20 quando entrei na na estrada sob muito sol e cinco graus célsius!!! Depois de 35km de curvas chego ao Salar de Olaroz, o mesmo de ontem, e mais 30km para contornar o salar pelo sul e sair deste vale  rumo a oeste (Alt.: 3.920m; 7°C), passo ao lados de umas montanhas e entro em um vale, rumo noroeste até o Salar de Jama (daí o nome do lugar) e à aduana. Estaciono a moto no impecável posto YPF da aduana eram 10:50 (Alt.: 4,100; 11,5°C). fiz os cálulos de cabeça e precisava de 17 litros totais, havia cerca de dez, coloquei mais 10 e vamos para os procedimento de sair da Argentina e entrar no Chile. 


























Os procedimentos foram rápidos. Expliquei que volto para Argentina naquela noite mesmo e me certifiquei nos horários das aduanas. As alfandegas agora são unificadas ali, não existe mais o posto em San Pedro. Dei muita sorte de não encontrar um ônibus na aduana chilena, os oficiais ali inspecionam tudo como deve ser feito e ninguém passa na frente de ninguém...   Sinceramente, senti vergonha da aduana Brasileira, onde tudo passa e todos fingem que não veem!!!


Abaixo: Chegando ao vale do Salar de Olaroz. O salar fica a 3.900m de altitude.

Acima: do Salar para o sul, bem ao fundo o Vulcão de Socompa.



Abaixo: Se você for valente mesmo, segue esta estradinha até San Antonio de Los Cobres!!! MAs tem que ser cabrón mesmo!!!





















Desde Susques se percebe que o lugar é muito mais árido, estamos naquela faixa de altitude acima das florestas e abaixo do habitat e seus seres acima de 4.000m  início do Vale de Jama, 

Abaixo: O lindo salar de Jama, ao centro o cerro de Jama e no sopé deste fica o complexo aduaneiro











































Acima: No fundo da foto ficam os vulcões....  e abaixo deles, do outro lado passa a estrada do Paso de Sico. O salar se chama Salar de jama.

As aduanas estão a 4.100m , a fronteira esta a 4.290m e de la se entra em uma magnifica planície a 4.400m  (6,5°C). Para  mim, o que se chama de "Atacama" começa aqui. 

Abaixo: O impecável posto YPF... gasolina caríssima e atendimento péssimo...  uma raridade. 
Existe uma pequena pousada por ali, é sempre bom saber disto.






















Acima: Complexo aduaneiro, dei muita sorte, não havia onibus de turistas. O tratamento é gentil com os argentinos e protocolar com os chilenos. Gastei coisa de 30 min para os dois processos.




















Acima: Feita toda a burocracia eu tive a infeliz ideia de tirar esta foto...  a fundamental ficha cheia de carimbos saiu voando no vendaval!!

Abaixo: Sem outra solução, tive que sair correndo atras do importantíssimo documento! Foram uns 50m de corrida a 4.200m de altitude!  Esta planta espinhuda segurou o documento. Demorou uns bons 15 minutos para eu me recompor!!!




















Abaixo: A manjadíssima foto na fronteira entre os países!!!  Legal!!














































Acima: Depois da fronteria a estrada sobe uns 300m e caminha por muito tempo nesta vastíssima planície, para mim o Atacama começa aqui. Alias, o Paso de Jama é de todos os pasos o que mais se anda em altitudes acima de 4.000m, Talvez seja a estrada no planeta por onde se anda mais alto por mais tempo.


A estrada desce 180m, passa ao norte do Salar de Quisquiro, Este salar tem um gigantesco Bofedal, um pantano de agua salobra, cheio de Ichus e muita vida. Flamingos, Alpacas, Vicunhas e toda a fauna daqui adora estes Bofedais. Mas não é epoca de fauna por aqui,aliás só vi duas vicunhas neste longo dia... Ao fundo deste vale existem picos nevados e vulcões, atrás destes fica o imenso vale onde fica San Pedro de Atacama e as lagunas Miscanti. è por onde passa a estrada do Paso de Sico.


Abaixo: pena que a fauna não aparece nesta época... Além das montanhas ao fundo fica o imenso vale de San Padro de Atacama.




















Logo ao norte chego mais uma vez pelo magnífico salar de Águas Calientes, é lindo. Parei para fotos, água, filmes etc. A montanha que fica ao lado do salar alcança 5.300m, e está a 1.100m acima do espelho de água. Impressionante.



Acima: O magnífico salar Aguas Calientes. Foto tirada a 4.320m de altitude, 12:55 - 8,5 °C
O piso do salar está a 4.200m e o pico do morro está a cerca de 5.300m. Monumental!!!












































Pouco depois, e uns 300m mais alto eu entro no deserto para tirar as fotos dos Monges de Pacama. Eu imaginei que meus  pneus dariam conta do recado, Entrar ali foi dificil, sair foi um suplicio!!  Um solo de areia fofa e profunda somados a caminhos íngremes...   não foi nada facil e eu não recomendo!!! Alias, naquele momento etava com uma dor forte na uretra, com certeza o diurético Chá de Coca soltou uma pedra em meu rim. Icluí uma para na farmácia em San Pedro.
   

Acima a abaixo: En los monges de Pacama!!! Vitória!!   13:19, Altitude 4.470m     8,5°C













































Daquele lugar, saindo para nordeste se chega ao Salar de Tara, um passeio vendido aos os turistas em San Pedro. Eu acredito que vale a pena visitar o lugar, de van e não na sua moto... Eu sinceramente não esperava um terreno tão fofo e tão incerto como o que eu encontrei por ali. Definitivamente não é passeio para a minha moto!

Abaixo: só duas vicunhas... mas é sempre lindo!!

































Chile, Bolivia e Argentina fazem fronteira em um ponto comum, o vulcão Zapaleri  (alt.: 5.550m aprox., uma montanha cor de pó de arroz em um mar de areia pó de arroz), eu estava sentado a somente 42km de lá.  Menos de duas horas pelo deserto. Juro que eu pesquisei, mas não dá para chegar às três fronteiras de Rocinante.  Perigoso demais. O "caminho" para se chegar lá são trilhas riscadas no deserto, depois das neves deste ano eu nem sei se as trilhas estão la. 

Seguindo a estrada, em pouquíssimo tempo estou a 4.824m, o ponto mais alto desta estrada (54km antes de San Pedro) e creio que o ponto mais elevado de uma estrada federal no Chile (não pesquisei à fundo...), a tarde linda, o céu  9°C e dava para ver o vulcão Juriques (o Licancabur fica escondido),  as Lagunas Blanca e Verde na Bolivia. Quase nenhuma neve nos picos altos, os dois vulcões absolutamente limpos de neve e muito vento e muita poeira. E a uretra doendo e reclamando do assento da moto...  fazer o que...

Acima: Em um dos pontos mais altos da rodovia, 4.810m descida para mais um salar. 
A direita se vê o Vulcão Pili, Alt 6.010m.  13:08 - 7,5°C

Abaixo: As 13:34 chego em mais um pico da rodovia, 4.824m de altitude
desta vez próximo à Bolivia.














































Acima e abaixo o último trecho de altiplano antes da descer para San Pedro de atacama. Daqui se veem as Lagunas Blanca e Verde (Territorio Bolivariano) e o Vulcão Juriques(Alt. 5.615m), o Vulcão Licancabur(Alt. 5.900m )está escondido logo atrás do Juriques.


Acima, a saída para a Bolivia. Agora ha uma aduana ali, tem q se fazer a saída e depois e entrada no Chile para ir visitar as lagunas que estão a somente 5km dali. Eu não tinha tempo para tanto e precisava de uma farmácia...



Abaixo, O Juriques e Licancabur marcam o início da descida para o vale. É raro vê-los sem neve.





Acima, a entrada para a cidade e um trevo novo, Curiosa a indicaçõ de Calama para a esquerda, agora há um "rodoanel" que contorna todo o sul da vila, assim os caminhões não passam mais por dentro da cidade.


Abaixo: A antiga aduana era feita logo após esta placa...  me lembro bem daquela noite de 25 de dezembro de 2011!!!



 A descida até San pedro foi linda, sem nenhuma nuven no céu e a temperatura subindo muito à medida que se descia. Vale lembrar que aquela pirambeira desce 2.100m em 47km.

Não tive  surpresas na cidade sem pressa. Parei logo perto daquela praça principal...  Estacionei a moto, retirei quase tudo de valor. Agora vamos caminhar pela capital do Atacama. (14:24  Alt.: 2,448m; 25°C). Preciso confessar: caminhar com casaco, a malinha, capacete e roupas para o frio do altiplano foi extremamente cansativo!!!








Estava exausto do exercício na Puna, encontrei a mesma farmacia que ja conhecia, pedi um analgésico (que não foi muito útil porque a pedra na uretra saiu no primeiro xixi...). Estava sem paciência e  entrei no primeiro restaurante que encontrei e me dediquei à muita água gelada e umas empanadas que estava muito boas!!!

Fiquei chocado com o preço das coisas naquela vila, e de como tudo está pintado limpo e organizado para capturar o $ dos turistas!!!


Acima e abaixo: fazendo as contas para chegar na aduana antes das 19:00. Ja tinha andado 276km, demorei 5:22 para tanto e andei somente por 03:19.






Acima: O Licancabur tudo sabe e tudo vê... ja os turistas nada veem e tudo compram.



















Calculei bem o horario de saída para chegar às aduanas as 19:00, então 16:30 era o limite para minha saída, eu não tinha mais tempo para ficar vadiando por ali.  Pena... 

Coloquei todas as roupas de frio de uma só vez sob o sol de 26°C, passei calor na primeira meia hora, logo estava sob confortáveis 11°C  e de volta à Puna.


 Acima: Fugindo de turistas e voltando ao Magnífico altiplano. 16:28 coisa de 18°C e abaixando....



Durante a subida deu para sentir o quanto que a moto fica fraca acima de 4.000m, funciona direitinho, mas fica muito fraca.

Mais uma vez as baterias das duas  maquinas fotograficas me deixaram na mão... foi uma linda oportunidade de aproveitar o caminho sem a neura de tirar fotos!!! As poucas fotos que aparecem agora foram tiradas do celular...

Cheguei à aduana, havia poucos carros e nenhum ônibus ...  eram 18:30. Os procedimentos foram ultra rápidos, A única novidade foi uma moça da vigilancia sanitaria que ficou me fazendo gentis perguntas sobre febre amarela... até que ela era bonitinha para os padões andinos...












No posto de gasolina eu precisava de café quente e uns 7 litros de gasolina. Fiquei de proza com a ótima turma que estava no posto, alguns vindos do Peru, outros da Bolivia. O assunto foi justamente sobre as mudanças ocorridas em San Pedro de Atacama no sentido de deixá-la pasteurizada.

Estavam com pressa para dormirem em Purmamarca e saíram à toda a velocidade. Eu tratei de andar demais de devagar, queria ver se encontrava com algo tipo um zorro ou um puma que saem justamente a esta hora para caçar. Eu não estava cansado, estava mesmo é querendo aproveitar ao máximo os últimos 170km.









No Vale formado pelo salar de Jama, a temperatura subiu. Os salares guardam calor, à noite são sempre um pouco mais quentes. Dos seis graus que encontrei no altiplano a coisa subiu para dez. Mais para frente, chegando ao salar de Olaroz a coisa estava em 11,5°C. Quando o sol sumiu a temperatura caiu de novo para oito graus. Quer saber? Cinco graus com Ínti brilhando nas suas costas é muito mais quente do que oito ou dez graus no escuro!!!



Acima: final de um dia fantástico,

Abaixo: Proximo ao Salar de Olaroz, altitude 3.910m, por votla das 20:00 11,5°C


Desliguei o motor eram 20:24. Não estava nada cansado. Entrei, me sentei na mesa do jantar e me dediquei a escrever este post. 

Estava no meus planos sair à noite e tirar fotos do céu andino. MAsss.... as baterias das maquinas não se carregaram, a noite estava fria demais (6°C) e o mais sério: o vento destes dias, principalmente da tarde, cria uma densa nuvem de poeira baixa. Dá para se ver esta nuvem muito bem no final da tarde quando o sol joga sua luz de lado.  Ou seja, mais uma vez eu NÂO consegui ver o céu ultra estrelado do atacama!

Isto realmente me entristeceu, mas não tirou o brilho do dia. Amanha acontecerá mais um dia longo e extremamente difícil.







Sobre a região: Passamamos pelo trevo em Payogasta no caminho para Cachi, Purmamarca é a saída mais fácil para quem vai à San Pedro de Atacama,La quiaca é a fronteira com a Bolivia, Pastos Chicos e´a vila abandonada onde encontrei aquela jumentinha - veja os posts de março de 2017 















"The desert is a natural extension of the inner silence of the soul" - ArabProverb





Etapa de hoje:  551,2
Trecho em Ripio: 500 metros  hj foi moleza
Tempo andando: 06:39
Tempo total:10:13

Distância acumulada: 3.587,0km



Nenhum comentário:

Postar um comentário